Translate into your language

18 abril, 2011

Preservar para não restaurar, restaurar para não perder!


No dia 12 de Maio, das 9h30m às 13hs, terá oportunidade de assistir a um workshop sobre a preservação de livros, tendo como destinatários técnicos bibliotecários. Participação gratuita. Inscrição obrigatória. Contacte-nos para mais informações.

Acabei de receber da Neschen um email com esta informação, e a frase que vem a acompanhá-lo é a seguinte
"Preservar para não restaurar, restaurar para não perder"! 
É esta a ideologia da Conservação e Restauro do século XXI: preservar para que não seja necessário recorrer a tratamentos directos sobre as obras ou documentos, que muitas vezes causam um "stress" acrescido e desnecessário aos materiais, podendo até acelerar o seu envelhecimento.
E como preservar? A Preservação de Colecções passa por um controlo rígido do ambiente em que os documentos estão depositados, quer seja em reserva ou em exposição ao público. Pretendemos evitar que as diferenças e flutuações bruscas de temperatura e humidade relativa causem distensões e contracções nos materiais, o que inevitavelmente, leva à ondulação e encarquilhamento de papel e pergaminho e, em casos extremos, à ruptura total desses mesmos materiais.
O Restauro é visto como um último recurso quando o dano já está feito, e deve sempre, seguir a máxima da Intervenção Mínima.

17 abril, 2011

Introdução

Começo assim um blog completamente virado para a minha vida profissional que, espero eu, está prestes a começar!

Para falar um bocadinho sobre mim, chamo-me Diana Avelar Pires e sou licenciada em Conservação e Restauro, pelo IPT, e estou de momento, a terminar o Mestrado em Conservação e Restauro de Documentos Gráficos - Julho 2011.
O estágio está a ser feito no Centro de Documentação e Arquivo Histórico do Museu de Portimão, onde estou a realizar um projecto de melhoramento dos espaços adjacentes ao arquivo para que se possam realizar tratamentos mais complexos de Conservação e Restauro ao acervo documental. Já realizei a higienização das actas da Câmara Municipal de Portimão, sendo que o exemplar mais antigo é de 1712, ao mesmo tempo que fazia a avaliação do estado de conservação e uma proposta de tratamento. Também já fiz a avaliação do estado de conservação de uma colecção de negativos e vou tentar realizar uma proposta de tratamento, embora fotografia não seja a minha área específica, faz parte de qualquer acervo documental!

Também servirá este blog para tentar começar um "pequeno sonho" pessoal de trabalhar por conta própria a fazer aquilo que mais gosto! Espero poder contribuir de forma positiva para a minha profissão!