Translate into your language

27 janeiro, 2012

Conservação e Restauro de Bíblia - Tratamento do miolo

Após férias de Natal com a família e amigos, regresso ao trabalho!

A consolidação do miolo da Bíblia está concluida, ficando assim pronto para ser cosido, segundo a costura original: costura grega alternada (seguindo a nomenclatura usada no site sobre encadernação www.aquiseencuaderna.com) com três nervos de linho. Ou seja, é uma costura escondida, que fica dentro do miolo do livro e alternada porque se cose de dois em dois cadernos, excepto nos primeiros e últimos cinco cadernos que se cosem continuamente.

Antes de se proceder à costura, foi necessário descolar as guardas da encadernação, remover o papel e cartão que ficou no verso (aproveitar para limpar as pastas de madeira da encadernação), consolidar e voltar a aplicá-las no miolo do livro.

Aqui está o antes e depois da nova costura:




Antes de qualquer intervenção de Conservação e Restauro


 Após limpeza e consolidação do miolo da Bíblia e nova costura. 
A limpeza do miolo foi efectuada por via seca e por via húmida: por via seca utilizou-se uma escova de cerdas macias para remover toda a poeira e sujidade depositada à superfície; e de seguida, utilizando uma borracha "smoke sponge" para limpar a sujidade mais difícil de remover. Por fim, todas as folhas foram lavadas num banho de água morna com detergente neutro e  reencoladas com Tylose MH6000.


 Próximo passo: Conservação e Restauro da Encadernação!