As iluminuras, ou miniaturas, são os desenhos que decoram os livros medievais. Na sua maioria, manifestam-se na primeira letra de um texto, que surge em tamanho maior decorada com os mais variados temas: desde cenas religiosas, a plantas e animais, cenas domésticas e de caça, entre outras. No entanto, as iluminuras também surgem nas margens do livro decorando um texto como uma moldura.
A palavra miniatura tem origem no termo latim miniare que significa "pintar com mínio", um pigmento de cor vermelha usado nestas decorações. O termo iluminura surgiu mais tarde quando se começou a utilizar o ouro e estas decorações se tornaram mais complexas e "iluminadas".
Os artistas que faziam as iluminuras eram altamente especializados e esta decoração surgia como uma parte integrante da construção de um livro ou documento, tal como existia o encadernador ou o escriba. Partilho um vídeo que demonstra bem como se procedia nos antigos "scriptoriums":
Entretanto, encontrei um livro na Biblioteca da Faculdade de Restauro, aqui em Litomysl, com uma grande quantidade de representações de iluminuras em livros checos, que decidi partilhar convosco. Um pormenor interessante é que os alunos desta escola também aprender a fazer iluminuras: escolhem uma, decalcam o desenho e pintam sobre pergaminho, utilizando até o ouro, resultando em trabalhos fantásticos! Pode ser que eu tenha tempo de também experimentar esta técnica!
Se quiserem saber mais sobre as iluminuras, aqui está um site muito interessante e com muita informação.
Capa do livro
Letra R
Letra T
Letra C
Letra P
Adoro o pormenor das roupas
Representação de batalha
Pormenor de motivos vegetalistas
Folha decorada nas margens
Folha decorada nas margens
Letra D
Pormenor com pássaro
Folha com margens decoradas
Folha com margens decoradas
Letra O
Cavaleiro com escudo checo
Pormenor do escudo checo com o característico leão