Translate into your language

18 abril, 2011

Preservar para não restaurar, restaurar para não perder!


No dia 12 de Maio, das 9h30m às 13hs, terá oportunidade de assistir a um workshop sobre a preservação de livros, tendo como destinatários técnicos bibliotecários. Participação gratuita. Inscrição obrigatória. Contacte-nos para mais informações.

Acabei de receber da Neschen um email com esta informação, e a frase que vem a acompanhá-lo é a seguinte
"Preservar para não restaurar, restaurar para não perder"! 
É esta a ideologia da Conservação e Restauro do século XXI: preservar para que não seja necessário recorrer a tratamentos directos sobre as obras ou documentos, que muitas vezes causam um "stress" acrescido e desnecessário aos materiais, podendo até acelerar o seu envelhecimento.
E como preservar? A Preservação de Colecções passa por um controlo rígido do ambiente em que os documentos estão depositados, quer seja em reserva ou em exposição ao público. Pretendemos evitar que as diferenças e flutuações bruscas de temperatura e humidade relativa causem distensões e contracções nos materiais, o que inevitavelmente, leva à ondulação e encarquilhamento de papel e pergaminho e, em casos extremos, à ruptura total desses mesmos materiais.
O Restauro é visto como um último recurso quando o dano já está feito, e deve sempre, seguir a máxima da Intervenção Mínima.

Sem comentários:

Enviar um comentário