Translate into your language

02 agosto, 2011

Colagem Estela Avelar - Proposta de Tratamento

Análises propostas:

- Teste da reacção do cartão à humidade, utilizando uma gota de água e observando com a lupa conta-fios.
- Visualização da obra com luz rasante e registo fotográfico.


Apresento a proposta de tratamento para esta obra com base na avaliação do estado de conservação:

- Limpeza do verso por via seca, utilizando primeiro uma escova de cerdas macias e depois borracha em pó, com vista à atenuação de manchas de sujidade e remoção de poeira superficial.
- Limpeza da frente por via seca, utilizando primeiro uma escova de cerdas macias por toda a superfície e depois borracha em pó nas áreas sem colagem e smoke sponge nas áreas da colagem, com vista à atenuação de manchas de sujidade e remoção de poeira superficial.
- Humidificação do verso através de papel Sympatex ou Gore-tex, impedindo que a humidade chegue até à frente da obra, o que poderia descolar a colagem. A humidificação com este método serve para remover algumas manchas mas, principalmente, para amolecer o papel que se encontra muito rígido e tornar a planificação mais fácil.
- Planificação de dobras, vincos e ondulações através da utilização de placas e pesos.
- Consolidação de rasgões e lacunas, pelo verso, utilizando papel japonês de cor semelhante à do cartão da obra.
- Consolidação de rasgões na colagem utilizando cola (Tylose) e papel japonês apenas se for necessário.
- Planificação sobre placas e pesos.
- Acondicionamento da colagem em cartão acid free e pass-partout.

2 comentários:

  1. Olá Diana,

    A proposta de tratamento está muito bem feita. Contudo, aqui vão algumas sugestões (baseadas na minha experiência):

    - Limpeza a seco por via mecânica: somente com uma trincha macia e em seguida com a Conservation Sponge;o pó de borracha é de difícil remoção e como o papel está muito quebrado as partículas acabam por entrar na estrutura das fibras e irão interferir no processo de humidificação ou seja, a humidade não penetrará onde houver borracha.

    - Humidificação: feita pelo verso e pela frente para que seja homogénea; calculo que o papel colorido não irá desvanecer tão facilmente (teste de solubilidade?); a humidificação só de um lado é muito lenta (aparecimento de microrganismos) e dependendo do tipo/grau de encolagem pode provocar ondulamento persistente; se o processo de humidificação com o S. ou o G. for bem controlado e vigiado não descolará o papel original e/ou danificará o adesivo mas irá reactivá-lo. Se não tiver experiência em processo de humificação com S. ou G. pode fazer uma experiência utilizando uma amostra/colagem feita com papel aproximadamente igual ao original (papel velho, se encontar).

    - Consolidação dos ragões : ter tudo preparado (p.japonés e adesivo) antes de iniciar a consolidação porque, assim que o S. ou G é removido, o papel seca rapidamente. Adesivo de amido de trigo, de preferência preparado com 2 ou 3 dias de antecedência (não colocar no frigorífico) para que perda algum poder de adesão, se torne macio e de fácil trabalho; se for necessário, diluir um pouco antes de utilizar.

    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Olá Katia,

    Muito obrigada pelas óptimas sugestões!
    De facto, não tenho praticamente nenhuma experiência com humidificação, apenas as bases que aprendemos no curso.

    Vou tentar pôr em prática todas as suas sugestões e tentar fazer o melhor trabalho possível. Entretanto, se surgirem dúvidas, espero que não se importe que eu a contacte.

    Até breve!

    ResponderEliminar