Translate into your language

09 outubro, 2011

Republica Checa


Usado pela primeira vez em 1247
Século XV

Bandeira actual da Republica Checa


Comecei esta semana um estágio de Erasmus em Litomysl, na Faculdade de Restauro da Universidade de Pardubice e em apenas uma semana as diferenças entre o ensino checo e o ensino português são notórias:

- Aqui começam o curso superior de Conservação e Restauro numa área específica (pintura mural, escultura, arte em papel ou livro e encadernação); em Portugal temos três anos de Conservação e Restauro em que aprendemos um pouco de cada área (no IPT temos pedra, cerâmica, escultura policromada, pintura sobre tela, mobiliário, talha e papel) e só no Mestrado nos podemos orientar para uma das áreas acima descritas.

- Aqui, o ensino secundário funciona até cerca das três da tarde e depois disso muitos alunos podem ter uma formação complementar, nomeadamente em ateliers de escultura, pintura, artes gráficas e até conservação e restauro, funcionando como que uma preparação para o ensino superior. Em Portugal o ensino secundário é efectuado durante o dia todo e pela minha experiência a aprendizagem, no que diz respeito às artes, é bastante limitada: são desenvolvidas algumas técnicas básicas de pintura, desenho, gravura, perspectivas, etc. sem se aprofundar muito cada assunto. Nos três anos do ensino secundário frequentei aulas de pintura e desenho todas as quartas-feiras à tarde, num atelier, e aprendi bastante mais do que na escola.

- A componente prática é uma parte muito importante no curso superior de Conservação e Restauro na Republica Checa: os alunos têm mais aulas teóricas no primeiro ano que nos restantes e o atelier está sempre a funcionar das 8h da manhã às 17h da tarde, existindo a possibilidade de os alunos de Mestrado ficarem a trabalhar durante a noite, se assim for necessário. Os alunos de escultura muitas vezes trabalham fora da cidade em obras ao ar livre durante vários dias por semana; uma rapariga que conheci trabalha no arquivo nacional de Praga. Em Portugal, no IPT, os alunos têm uma elevada componente de cadeiras teóricas com uma excelente componente prática, mas infelizmente as aulas de conservação e restauro são apenas de 4 a 5 horas por semana. Os alunos também têm oportunidade de trabalhar com obras ao ar livre e fazer restauro de peças pertencentes a Museus e outras istituições, mas no tempo limitado das aulas; os alunos de Mestrado já têm mais oportunidades para estar no laboratório de conservação e restauro, mas essa iniciativa tem de partir do aluno consoante a quantidade de trabalho que tem para terminar e a disponibilidade em relação às outras cadeiras teóricas do ano lectivo.

- O Laboratório de Química, aqui em Litomysl, para a realização de análise de fibras por exemplo, é gerido por profissionais qualificados que realizam as análises necessárias consoante as necessidades do aluno. Em Portugal, os alunos têm de realizar as análises, desde a sua preparação, à sua visualização no microscópio, com a ajuda do responsável pelo Laboratório de Química, o que nos dá uma visão mais abrangente de como as coisas funcionam.

- Concluindo: na Republica Checa, é provável que os alunos saiam melhor preparados para trabalharem activamente com os materiais porque estão mais habituados a isso, mas é provável que lhes falte algum à vontade com a gestão da Conservação e Restauro, por exemplo, se tiverem de desempenhar um papel de gestão na área de preservação num museu ou arquivo.
Estas são as minhas primeiras ideias com base na primeira semana de estudio (eles utilizam o nome de "studio of conservation" para definir o laboratório de conservação)!


Em relação ao trabalho que eu vou desenvolver: irei trabalhar todos os dias das 8h às 17h e farei os tratamentos de conservação e restauro de uma Bíblia do século XIX. Para além disso, todas as quartas-feiras terei aulas de encadernação, desde a decoração de papéis, à manufactura do papel, criação de uma filigrana, costura do miolo e encadernação.










Tratamentos efectuados
- Identificação dos materiais presentes e avaliação do estado de conservação;
- Exames e análises, nomeadamente, teste de solubilidade das tintas, teste do pH do papel, análises microquímicas de fibras de papel e do cordão da costura, tal como do couro, visualização da superfície do papel utilizando uma lupa com luz LED que tira fotografias directamente para o computador;
- Remoção da encadernação;
- Remoção da costura;
- Inicio da limpeza do miolo utilizando uma trincha de cerdas macias;

Próximo passo:
- Continuação da limpeza do miolo utilizando vários tipos de borrachas de conservação.

4 comentários:

  1. Boa sorte Diana :)
    Estive por aí em Novembro passado. O que me faz mais confusão para esses lados é o país quase parar por voltar das 17h... encontrar lojas abertas à noite é quase um achado :P lool

    Beijinhos e tudo de bom para ti

    Raquel de Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Boa sorte!!! espero que corra tudo muito bem!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Raquel :) obrigada! Pois é, pelo que já percebi a vida para eles começa muito cedo, às 8h já tenho de estar no laboratório e saio às 17h por isso é normal que as lojas também fechem cedo. Mas aqui onde estou as lojas fecham às 8h :)

    Obrigada Adriana :)

    Beijinho para as duas*****

    ResponderEliminar
  4. Que maravilhosas informações você está compartilhando conosco, Diana! O trabalho nessa bíblia será muito enriquecedor. Não deixe de nos informar e mostrar através de fotos as etapas do processo, por favor! Um grande abraço aqui do Brasil, Vera

    ResponderEliminar