Translate into your language

10 outubro, 2011

Velké Losiny - Fábrica de Papel e Castelo

Após a primeira semana de chegada à Republica Checa realizei a minha primeira viagem com o pessoal da escola até Velké Losiny! É uma terra perto da fronteira com a Polónia onde existe uma das poucas fábricas de papel do século XVI que ainda sobrevivem, embora não a produzir papel, mas como museu. Foi possível observar uma senhora a reproduzir o antigo sistema de manufactura do papel. A marca de água mais tradicional é um escudo com um leão no centro, como surge nos escudos medievais.
Fachada da fábrica de papel
Fábrica de papel 


Grade com filigranas para imprimir a marca de água nas folhas de papel

Exemplos de marcas de água
Exemplos de marcas de água







O Castelo não é bem aquilo a que chamaríamos de castelo em Portugal; trata-se de uma casa senhorial ou palácio que passou por várias gerações de governantes. É muito característico neste tipo de edifícios aparecer uma técnica de esgrafitado como na imagem abaixo, formando a ilusão de janelas e também, neste caso especifico, um relógio solar. Existe um grande terreno à volta do castelo com árvores e um lago com patos.
Visitámos diversas salas expositivas com pintura, mobiliário e mais especificamente, uma lareira com azulejos do tipo majólica, paredes cobertas com couro gravado e pintado, pequenos baús com incrustações em madre-pérola e carapaça de tartaruga, tapeçarias originárias de França, entre outros objectos de arte.

Castelo de Losiny com a técnica de esgrafitado
Varandas do Castelo decoradas com cabeças de veado esculpidas em madeira
Castelo de Losiny
Fonte no centro do Castelo


 
  Castelo de Losiny


1 comentário:

  1. Diana! Que lindos lugares e que rica experiência. As fotos também estão ótimas, apesar do tempo nublado. Obrigada por compartilhar conosco. Abraços, Vera

    ResponderEliminar