Presto serviços de Conservação e Restauro de Livros, Gravuras, Mapas, Manuscritos, Periódicos, Leques e outros objectos em papel. Encadernações de época e contemporâneas.
O tratamento de Conservação e Restauro efectuado na Bíblia foi feito no âmbito do meu estágio de Erasmus na República Checa e tinha como objectivo devolver ao conjunto alguma da flexibilidade e força mecânica originais. A costura do livro encontrava-se partida em vários pontos e mesmo em falta em grande áreas da lombada, o que impossibilitava o manuseamento do livro. O couro utilizado na encadernação encontrava-se extremamente rígido e desidratado, com uma grande lacuna na área da lombada.
Os principais materiais encontrados foram: - Papel; - Couro; - Madeira; - Metal: cobre e ferro; - Fios e cordões de algodão/ linho. - Tecido.
Os tratamentos efectuados foram: - Desmontagem do livro; - Limpeza e consolidação do miolo do livro; - Limpeza e consolidação da encadernação; - Realização de nova costura; - Limpeza e desoxidação dos elementos metálicos; - Aplicação de novo couro na área de lacuna na lombada da encadernação; - Montagem do livro; - Acondicionamento em caixa de conservação "face box".
O tempo total dos tratamentos de conservação e restauro foi de cinco meses.
Podem consultar o anexo fotográfico com as fotografias da intervenção AQUI, ou na secção Trabalhos Académicos.
Apresento-vos alguns dos papéis marmoreados que fiz na República Checa. Estão a chegar mais por correio! Em breve, talvez haja um workshop de papéis marmoreados! Estejam atentos!
E mais uma novidade: já tenho o meu próprio tear de encadernação :D
As iluminuras, ou miniaturas, são os desenhos que decoram os livros medievais. Na sua maioria, manifestam-se na primeira letra de um texto, que surge em tamanho maior decorada com os mais variados temas: desde cenas religiosas, a plantas e animais, cenas domésticas e de caça, entre outras. No entanto, as iluminuras também surgem nas margens do livro decorando um texto como uma moldura.
A palavra miniatura tem origem no termo latim miniare que significa "pintar com mínio", um pigmento de cor vermelha usado nestas decorações. O termo iluminura surgiu mais tarde quando se começou a utilizar o ouro e estas decorações se tornaram mais complexas e "iluminadas".
Os artistas que faziam as iluminuras eram altamente especializados e esta decoração surgia como uma parte integrante da construção de um livro ou documento, tal como existia o encadernador ou o escriba. Partilho um vídeo que demonstra bem como se procedia nos antigos "scriptoriums":
Entretanto, encontrei um livro na Biblioteca da Faculdade de Restauro, aqui em Litomysl, com uma grande quantidade de representações de iluminuras em livros checos, que decidi partilhar convosco. Um pormenor interessante é que os alunos desta escola também aprender a fazer iluminuras: escolhem uma, decalcam o desenho e pintam sobre pergaminho, utilizando até o ouro, resultando em trabalhos fantásticos! Pode ser que eu tenha tempo de também experimentar esta técnica!
Se quiserem saber mais sobre as iluminuras, aqui está um site muito interessante e com muita informação.
Capa do livro
Letra R
Letra T
Letra C
Letra P
Adoro o pormenor das roupas
Representação de batalha
Pormenor de motivos vegetalistas
Folha decorada nas margens
Folha decorada nas margens
Letra D
Pormenor com pássaro
Folha com margens decoradas
Folha com margens decoradas
Letra O
Cavaleiro com escudo checo
Pormenor do escudo checo com o característico leão
Após férias de Natal com a família e amigos, regresso ao trabalho!
A consolidação do miolo da Bíblia está concluida, ficando assim pronto para ser cosido, segundo a costura original: costura grega alternada (seguindo a nomenclatura usada no site sobre encadernação www.aquiseencuaderna.com) com três nervos de linho. Ou seja, é uma costura escondida, que fica dentro do miolo do livro e alternada porque se cose de dois em dois cadernos, excepto nos primeiros e últimos cinco cadernos que se cosem continuamente. Antes de se proceder à costura, foi necessário descolar as guardas da encadernação, remover o papel e cartão que ficou no verso (aproveitar para limpar as pastas de madeira da encadernação), consolidar e voltar a aplicá-las no miolo do livro.
Aqui está o antes e depois da nova costura:
Antes de qualquer intervenção de Conservação e Restauro
Após limpeza e consolidação do miolo da Bíblia e nova costura.
A limpeza do miolo foi efectuada por via seca e por via húmida: por via seca utilizou-se uma escova de cerdas macias para remover toda a poeira e sujidade depositada à superfície; e de seguida, utilizando uma borracha "smoke sponge" para limpar a sujidade mais difícil de remover. Por fim, todas as folhas foram lavadas num banho de água morna com detergente neutro e reencoladas com Tylose MH6000.
Próximo passo: Conservação e Restauro da Encadernação!