Translate into your language

19 março, 2012

Encadernação II - Encadernação Histórica

Apresento-vos a "encadernação-modelo" que fiz durante o meu estágio na República Checa, que copia uma encadernação barroca de 1877:


- Miolo composto por cadernos de quatro bifólios
- Costura escondida e alternada, composta por três nervos de sisal
- Capitel cosido na cabeça e no pé do livro
- Pastas em madeira com coberta em couro
- Aplicações decorativas e fechos em cobre

Miolo do livro
Costura escondida e alternada





Capitel cosido
Bíblia que serviu de modelo à nova encadernação

Bíblia que serviu de modelo à nova encadernação
 
Livro terminado com a aplicação das decorações em cobre
Livro terminado com a aplicação dos fechos
Folha de guarda em papel marmoreado


3 comentários:

  1. Que lindo, Diana! Muito trabalho mas valeu a pena. Me encantou a perfeição de seus pontos no capitel e todos os detalhes em cobre. Meus parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Belo trabalho. Que tipo e cola utilizou na lombada do livro, PVA, farinha, mistura..?
    Continue o bom trabalho

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do trabalho! Estou fazendo um parecido, só que estou usando uma folha de cobre que se usa para latonagem....é como se diz aqui no Brasil, material muito facil de trabalhar!

    ResponderEliminar