Translate into your language

27 janeiro, 2012

Conservação e Restauro de Bíblia - Tratamento do miolo

Após férias de Natal com a família e amigos, regresso ao trabalho!

A consolidação do miolo da Bíblia está concluida, ficando assim pronto para ser cosido, segundo a costura original: costura grega alternada (seguindo a nomenclatura usada no site sobre encadernação www.aquiseencuaderna.com) com três nervos de linho. Ou seja, é uma costura escondida, que fica dentro do miolo do livro e alternada porque se cose de dois em dois cadernos, excepto nos primeiros e últimos cinco cadernos que se cosem continuamente.

Antes de se proceder à costura, foi necessário descolar as guardas da encadernação, remover o papel e cartão que ficou no verso (aproveitar para limpar as pastas de madeira da encadernação), consolidar e voltar a aplicá-las no miolo do livro.

Aqui está o antes e depois da nova costura:




Antes de qualquer intervenção de Conservação e Restauro


 Após limpeza e consolidação do miolo da Bíblia e nova costura. 
A limpeza do miolo foi efectuada por via seca e por via húmida: por via seca utilizou-se uma escova de cerdas macias para remover toda a poeira e sujidade depositada à superfície; e de seguida, utilizando uma borracha "smoke sponge" para limpar a sujidade mais difícil de remover. Por fim, todas as folhas foram lavadas num banho de água morna com detergente neutro e  reencoladas com Tylose MH6000.


 Próximo passo: Conservação e Restauro da Encadernação!


2 comentários:

  1. Posso imaginar a catarse em ver essa Bíblia pronta. O seu trabalho é maravilhoso. Estou nesse caminho um pouco lenta vamos dizer assim: mas acredito que a restauração é gratificante, é como se fosse você ajudar uma pessoa a sair do fundo do poço! Um grande abraço. Virgínia

    ResponderEliminar
  2. Io meu nome é Hosana, Vírginia obrigado por expor seu trabalho,só assim pra nós saborearmos sua vitória em restaurar também gosto de fazer pequenos reparos como voluntaria na Biblioteca de São Paulo,gostaria de saber mais.

    ResponderEliminar